Um novo vírus de celular que limpa contas bancárias já fez pelo menos 1,5 mil vítimas este ano. A ameaça foi detectada por uma empresa especializada em cibersegurança, que identificou o vírus como uma grave ameaça aos dispositivos Android.
O vírus é disseminado por meio de links fraudulentos, muitas vezes ocultos em falsos anúncios que solicitam a atualização de um aplicativo do usuário. Inadvertidamente, os usuários acabam permitindo a instalação de um aplicativo de extensão APK em seus dispositivos ao seguir os passos supostamente necessários.
Ao conceder permissões solicitadas pelo aplicativo supostamente atualizado, os usuários inadvertidamente permitem que o vírus interfira no funcionamento de outros aplicativos, incluindo os aplicativos bancários. Desde janeiro, o programa malicioso foi detectado em mais de 1,5 mil instâncias.
Para evitar se tornar uma vítima desse vírus, é altamente recomendado não instalar nenhum aplicativo fora da loja oficial do Android, a Google Play Store. Além disso, sempre que for atualizar seus aplicativos, é fundamental fazê-lo por meio da Play Store. É importante ficar atento a notificações que solicitem acesso às opções de acessibilidade do dispositivo e, sempre que possível, ter um sistema antivírus instalado no smartphone.