O Brasil é país com mais casos de dengue no mundo.
O alerta é da OMS, a Organização Mundial da Saúde.
De acordo com a entidade, foram registrados mais de 2 milhões e 900 mil casos da doença no nosso país em 2023, mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente.
O que também preocupa é a quantidade de mortes. No ano passado, até o dia 27 de dezembro, foram 1.079 óbitos por dengue e pouco mais de 200 estavam em investigação, o que pode fazer com que esse total, que já é recorde, aumente.
A dengue é a infecção viral mais comum transmitida a humanos picados por mosquitos infectados. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
O mosquito Aedes aegypt, que é o transmissor, é encontrado principalmente em áreas urbanas em climas tropicais e subtropicais e, para evitar a infestação de mosquitos, o é necessário eliminar os criadouros.
O Aedes aegypt se reproduz em água limpa parada – os principais focos são locais como caixas d’água e tambores, vasos, garrafas, calhas, lajes pneus e os depósitos naturais, como bromélias, por exemplo.
Por isso, é importante atenção frequente a locais e estruturas onde pode haver focos.
Tampe os tonéis e caixas d’água, mantenha as calhas sempre limpas e lixeiras bem tampadas, deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo, não deixe acumular água em vasos de plantas, pneus ou qualquer outro lugar onde os mosquitos possam se reproduzi